Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Húngaro László Krasznahorkai vencedor do Man Booker International Prize 2015

20.05.15

 

 «Júri de um dos mais famosos prémios para a ficção literária distinguiu o autor de obras como Satantango ou The Melancholy of Resistance.» Ler no Diário de Notícias.

 

«"É um escritor visionário de extraordinária intensidade e alcance vocal que capta a textura de existência atual em cenas que são terríveis, estranhas, terrivelmente cómicas e muitas vezes devastadoramente bonitas", elogiou Marina Warner hoje, durante uma cerimónia no Museu Victoria and Albert, em Londres.» Ler no Diário Digital.

 

«O prémio, criado em 2004 e no valor de 60.000 libras (83.500 euros), é atribuído de dois em dois anos, tendo sido no passado ganho por escritores como Lydia Davis, Philip Roth, Alice Munro, Chinua Achebe e Ismael Kadare.» Ler no Público.

 

«Esta foi a primeira vez em que um autor de língua portuguesa foi selecionado para a lista de finalistas, o que surpreendeu e honrou o próprio Mia Couto.» Ler no Observador.

 

«László Krasznahorkai é autor de Satantango, adaptado para cinema pelo realizador húngaro Béla Tarr. O júri comparou a sua obra à de Kafka e Samuel Beckett.» Ler no Expresso.