Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Cabide, a revista «ao vivo», tem a sua primeira edição entre amanhã e domingo

28.05.14

 

«Cabide é uma revista: tem um plano editorial jornalístico e uma posição editorial, mas nada disto é vendido em papel na banca de um quiosque, ou até mesmo online. Nenhum dos seus conteúdos está sequer escrito. Cabide é uma revista "ao vivo", em que as entrevistas, os debates, os ensaios acontecem no palco à frente dos leitores.

 

Entre quinta-feira e domingo, no Cinema S. Jorge, em Lisboa, o jornalista João Pombeiro e o designer Luís Alegre, directores da revista, apresentam o plano editorial que organizaram para responder à pergunta do primeiro número: "Saberemos tomar conta de nós?" Todas as edições desta revista semestral – o número dois acontece pelo final deste ano – vão ter como ponto de partida uma pergunta que se prende com actualidade. Neste caso, a pergunta é motivada pela saída da troika e pelas eleições europeias. "Apesar da pergunta ter uma origem política, não vamos ter respostas só ao nível político-partidário", diz João Pombeiro, que sublinha querer uma revista abrangente.» Ler no Público.
«A resposta à pergunta da capa da Cabide - "Saberemos tomar conta de nós?"  - poderá estar numa entrevista ao vivo a Eduardo Lourenço, numa conferência de Gonçalo M. Tavares ou num ensaio de Pedro Rosa Mendes para ver e ouvir, explica à Renascença o jornalista João Pombeiro, director da revista.» Ler e ouvir na Renascença. Ver na RTP.
«"A pessoa, quando entra na sala, é como se estivesse a entrar num artigo." Para imaginar o que é uma revista ao vivo, o que tem de fazer é conceber a ideia que acaba de ler, tal e qual, como foi explicada por João Pombeiro. Não se trata de um jogo, mas sim de uma nova proposta jornalística que tem como nome Cabide, nada mais nada menos que uma revista ao vivo que a partir de hoje e até domingo vai ocupar as salas do Cinema São Jorge, em Lisboa.» Ler no iOnline.