Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

LeV — Literatura em Viagem arranca hoje, em Matosinhos

09.05.14

 

«José Sócrates, José Rentes de Carvalho e Laborinho Lúcio são apenas alguns dos participantes do LeV – Festival Literatura em Viagem que, na sua 8.ª edição, leva Matosinhos numa evasão pelo mapa literário. Tudo acontece entre hoje, sexta-feira, 9, e domingo, 11, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, que irá acolher oito mesas nas quais participam cerca de 30 escritores. Além das conversas, há ainda espaço para lançamentos de livros, uma feira do livro e exposições. E José Rentes de Carvalho é o escritor homenageado desta edição.

 

Hoje, às 21.30, José Sócrates promete casa cheia no Salão Nobre dos Paços do Conselho, para a conferência inaugural. Amanhã, pelas 12.00, será lançado, na Biblioteca Florbela Espanca Lanzarote, A Janela de Saramago, livro com fotografias de João Francisco Vilhena e textos de José Saramago, apresentado por Pilar del Río. E, à tarde, começam as mesas. A primeira, às 15.00, que tem como tema O Mapa do Corpo, conta com Miguel Miranda e Rui Lopes Graça. Depois, haverá tempo para ouvir, entre outros, Valério Romão, António-Pedro Vasconcelos, Carlos Fiolhais, Nuno Camarneiro, Bruno Vieira Amaral, Pedro Mexia e Pilar del Río, que até às 18.00 participam nas várias mesas que se seguem.» Ler no Sol.

 

«No programa para domingo, o ensaísta Eduardo Lourenço foi substituído pelo antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio, que vai intervir sobre "O mapa da linguagem", comentando as questões: "Um povo pouco instruído é mais facilmente dominado pelo discurso do poder? Estará a linguagem em processo de desertificação, e a literatura é um mero oásis? A política está a desenhar uma novilíngua? Que desafios se apresentam hoje a quem comunica e reflete sobre a linguagem?"

 

A sessão de encerramento vai ter lugar domingo às 17.15 com Mafalda Veiga, Maria do Rosário Pedreira, Miguel Araújo Jorge e Verônica Ferriani "numa conversa em torno da poesia e da música", segundo comunicado da Câmara Municipal de Matosinhos.

 

Durante o dia de hoje, o festival vai ainda abranger o "LEVzinho" com três sessões em escolas do concelho.» Ler no Diário de Notícias da Madeira.