Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

LeV — Literatura em Viagem: programação do dia

10.05.14

 

Sábado, 10 de maio

 

LANÇAMENTO | 12.00

Lanzarote, A Janela de Saramago, de João Francisco Vilhena e José Saramago (Porto Editora)

Apresentação: Pilar del Río

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

MESA 1 — O Mapa do Corpo | 15.00

O computador introduziu uma importante mudança da relação do corpo com a escrita. Que outras mudanças estão hoje a ocorrer nesses dois planos? Será a literatura imune ao corpo que a produz? Idade, género, compleição, saúde: serão partes de um contexto sempre presente na literatura? A mente pode ter o primado sobre o corpo no domínio literário, mas estaremos nós ainda pouco atentos à escrita dos corpos?

Moderação: Ana Sousa Dias

Convidados: Miguel Miranda e Rui Lopes Graça

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

MESA 2 — O Mapa do Quotidiano | 15.45

Num país acusado de ter uma literatura demasiado alegórica e onírica, que papel resta ao quotidiano? Terá um sonho menor grau de realidade do que um fenómeno físico? Será mais forte um retrato do real do que uma distopia literária? O filósofo alemão Markus Gabriel afirma que «se Jesus nunca tivesse existido e não passasse de uma invenção, não seria mais do que uma ideia. Uma ideia muito mais incrível do que uma galáxia longínqua».

Moderação: Carlos Daniel

Convidados: António-Pedro Vasconcelos e Valério Romão

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

MESA 3 — O Mapa da Identidade | 16.30

Uma conversa sobre o autor e as suas personas. De que forma a perceção das pessoas interfere na produção literária?

Moderação: Pedro Vieira

Convidados: Luís Miguel Rocha e Nuno Costa Santos

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

MESA 4 — O Mapa das Ideias | 17.15

Estará o Ocidente deserto de ideias ou preso a um pensamento velho? Qual o papel da ciência, da filosofia e da literatura na renovação da cultura ocidental? Como pode a física comunicar com a literatura, ou as neurociências com a filosofia? Leonardo Da Vinci e Júlio Verne anteciparam conquistas da ciência: continua a literatura atenta aos atuais desafios da ciência, e será notória essa influência?

Moderação: Luís Caetano

Convidados:Carlos Fiolhais e Nuno Camarneiro

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

MESA 5 — O Mapa da Literatura | 18.00

O lugar-comum da literatura enquanto espelho de uma cor local, de uma cultura indígena, deixou há muito de fazer sentido. Contudo, pode ou não o contexto influenciar a voz literária? Que relação tem a escrita com o espaço, seja ele o escritório, uma cidade ou um continente? É possível afirmar que um escritor está imune à força da terra? Há filiações geográficas na literatura, ou serão os escritores perfeitos átomos livres?

Moderação: Carlos Nogueira

Convidados: Bruno Vieira Amaral, Pedro Mexia e Pilar del Río

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

«NASCI ESCRITOR»: SESSÃO DE HOMENAGEM A J. RENTES DE CARVALHO | 21.30

Dividido entre Estevais e Amesterdão, descoberto tardiamente em Portugal, J. Rentes de Carvalho retrata o nosso país com a intensidade de quem o conhece como ninguém e com a acutilância de quem o observa à distância. Francisco José Viegas, Carlos Nogueira e Bruno Vieira Amaral ajudam a descobrir as fragas de que é feita a vida e a obra deste escritor.

Moderação: Tito Couto

Convidados: Bruno Vieira Amaral, Carlos Nogueira e Francisco José Viegas

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

-

Conheça a oferta formativa da Booktailors no 1.º semestre de 2014Escrevi uma história para crianças – como posso melhorá-la?Curso de Revisão de Texto — nível intermédioOficina de Preparação de Original em Ambiente Digital, Curso de Livro Infantil.