Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Mário de Carvalho alerta para «certa degradação» da linguagem e da cultura

17.03.14

 

«O romancista Mário de Carvalho disse hoje [dia 15], em Coimbra, que se verifica actualmente na sociedade portuguesa uma "certa degradação" da linguagem e da cultura, que se põe muito ao nível da comunicação social de massa.

 

"Penso que há uma tentativa de uniformizar por baixo e que isto provavelmente corresponde a certos interesses, que estão interessados em ter pela frente, não cidadãos activos e intervenientes, mas consumidores passivos", salientou o escritor.

 

Mário de Carvalho falava à agência Lusa no final da cerimónia de entrega do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2013 - que o romancista venceu com o livro de contos A liberdade de Pátio -, presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.» Ler no Sol.

 

«Rejeitando culpar os jornalistas que, na sua opinião, também serão vítimas das circunstâncias e de interesses instalados, Mário de Carvalho defendeu a intervenção cultural dos escritores e intelectuais de forma a "não baixar a guarda e a não deixar que a unanimidade se instale".» Ler no Correio da Manhã.