Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Martin Gilbert, biógrafo de Churchill, morre aos 78 anos

05.02.15

 

«Martin Gilbert, biógrafo do primeiro-ministro britânico Winston Churchill, historiador do Holocausto e membro da comissão de inquérito sobre a guerra no Iraque, morreu na noite de terça-feira, aos 78 anos, anunciou esta quarta-feira John Chilcot, presidente deste organismo do Parlamento britânico.» Ler no Público.

 

«Martin Gilbert "morreu tranquilamente", após "uma longa e grave doença", precisou John Chilcot, descrevendo-o como "um historiador extraordinariamente importante", de cuja "sabedoria e perspicácia" o inquérito Chilcot beneficiou, e transmitindo as suas "condolências pessoais" à família.» Ler no Diário de Notícias, no Diário Digital e no Sol.

 

«Sir Martin Gilbert era conhecido mundialmente por ter escrito a biografia do chefe de Estado britânico Winston Churchill, num relato contundente sobre a vida do homem que liderou os Aliados na II Guerra Mundial. A monumental obra sobre a vida do estadista inglês foi escrita originalmente em 13 volumes, posteriormente condensados num livro único.» Ler no Expresso.

 

«"O século XX testemunhou alguns dos maiores feitos da humanidade e alguns dos seus piores excessos", assim começa a trilogia que Martin Gilbert dedicou àquele que seria o seu objecto de estudo durante uma vida inteira: o nosso tempo, nas suas grandezas e misérias.» Ler no Público.