Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Morreu a contista cabo-verdiana Orlanda Amarílis

04.02.14

«A escritora cabo-verdiana Orlanda Amarílis, autora de Cais do Sodré Té Salamansa e considerada a "renovadora do conto" no arquipélago, morreu no sábado em Lisboa, aos 89 anos.

Mulher do escritor e ensaísta Manuel Ferreira (1917-1994), grande estudioso e divulgador das literaturas africanas de expressão portuguesa, Orlanda Amarílis nasceu em 1924, na Assomada, Santa Catarina, ilha de Santiago, e destacou-se sobretudo como contista e autora de livros para crianças.» Ler no Público.

«Orlanda Amarílis Lopes Rodrigues Fernandes Ferreira nasceu em 1924, na Assomada, Santa Catarina, ilha de Santiago, é considerada "uma notável contista" da ficção cabo-verdiana, temas "marcantes" das suas obras, que envolve perspetivas na área de literatura feminina, retratos da vida da mulher cabo-verdiana e da diáspora.

A viver em Portugal desde meados dos anos 1950, após uma estada em Angola, Orlanda Amarílis pertenceu ao movimento literário "Certeza" (1944), revista que, depois da Claridade, segundo a crítica, marcou um "momento significativo" na vida cultural cabo-verdiana.» Ler no Jornal de Notícias.