Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Na Amadora, a BD salta para o ecrã e a tradição do papel ainda é o que era

24.10.14

 

«O Fórum Luís de Camões, na Amadora, recebe até 9 de Novembro autores e leitores para uma festa de 25 anos que coincide com os 50 anos de Mafalda, de seu cognome A Contestatária, e dos 75 anos de Batman, homem que só é super no seu símbolo, o morcego que espelha o lado lunar do monstro que temos em nós. Mas entre as presenças de autores muito cobiçados pelos caça-autógrafos (o ilustrador e argumentista norte-americano Joe Staton e sua ligação ao universo do morcego é um deles) e de novidades como a espécie de biblioteca central onde se pode ler um ano editorial português de BD, há uma exposição central que tenta abraçar todo um mundo.» Ler no Público.

 

«O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, o AmadoraBD, que começa esta sexta-feira, assinala 25 anos, a refletir sobre novos formatos, técnicas e formas de leitura da nona arte.» Ler no Correio da Manhã.

 

«O grande festival de banda desenhada do país celebra um quarto de século. Nada como perceber, afinal, quem é que trata de montar tudo isto. De hoje a 9 de Novembro, no Fórum Luís de Camões». Ler no iOnline.

 

«O Fórum Luís de Camões (Brandoa) vai acolher a maioria das exposições do AmadoraBD, sendo a exposição central, intitulada "Galáxia XXI", dedicada à criação e difusão da banda desenhada perante novos suportes, com referências ao que se passa nos Estados Unidos e no Japão e à leitura de BD em ecrãs digitais.» Ler no Sol.

 

«Entre as outras exposições que preenchem dois pisos do Fórum contam-se uma dedicada aos 75 anos da personagem Batman, outra sobre os 50 anos da Mafalda, do autor argentino Quino.» Ler no Diário Digital.

 

«Haverá ainda uma exposição sobre todo o ano editorial português, tanto na banda desenhada como na ilustração para a infância, e uma exposição individual da desenhadora Joana Afonso, a autora em destaque nesta edição.» Ler na RTP. Ouvir na RTP.

 

«A banda desenhada mais comentada e premiada desta década vai ter edição portuguesa. Falamos de Saga, dos americanos Brian K. Vaughan (texto) e Fiona Staples (desenho). A iniciativa é da G. Floy Studio e o lançamento decorrerá na última semana do AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada, que abre hoje e termina no próximo dia 9 de Novembro. Para satisfação daqueles que ainda vislumbram (e encontram) sinais de inteligência no universo da cultura pop.» Ler no Público.