Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Na próxima sexta-feira, Jacinto Lucas Pires e Mário Laginha no Ensaio Geral na Ferin

03.03.14

 

O escritor Jacinto Lucas Pires e o músico Mário Laginha são os convidados do próximo Ensaio Geral na Ferin. No dia 7 de março, pelas 18.45, os dois juntam-se para uma conversa na Livraria Ferin (rua Nova do Almada, 70-74, Lisboa) para o programa da Rádio Renascença.

 

Jacinto Lucas Pires estudou Direito e frequentou a Academia de Cinema de Nova Iorque. Publicou o primeiro livro em 1996, intitulado Para Averiguar do seu Grau de Pureza. Entre 1998 e 2011, lançou cerca de uma dezena de livros pela editora Cotovia, entre os quais Azul-Turquesa (1998), Do Sol (2004), Perfeitos Milagres (2007), Assobiar em Público (2008) e O Verdadeiro Ator (2011). Escreveu vários textos para teatro e trabalhou com vários encenadores. Venceu, em novembro de 2008, o prémio Europa/David Mourão-Ferreira.

 

Realizou e escreveu as curtas-metragens Cinemaamor (1999) e B.D. (2004). Na música escreveu letras e canta em Meio Disco, primeiro álbum da banda Os Quais.

 

Mário Laginha nasceu a 25 de abril de 1960, tendo aprendido piano e guitarra ainda na infância. Estudou piano no Conservatório de Música de Lisboa. Além de pianista, é também compositor, dedicando-se em especial ao jazz.

 

Integrou o quinteto da cantora Maria João, com o qual gravou dois discos nos anos 1980: Quinteto Maria João (1983) e Cem Caminhos (1985). Simultaneamente criou o Sexteto de Jazz de Lisboa, tendo com esta formação gravado Ao Encontro, em 1988. Em 1987, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, estreou o Decateto de Mário Laginha. Nesse ano, foi considerado pela crítica o melhor músico de jazz português.

 

Ao longo da sua carreira, Mário Laginha tocou com Pedro Burmester, Bernardo Sassetti, Camané, entre muitos outros. A parceria com a cantora Maria João chega aos dias de hoje, tendo resultado numa dezena de discos e na participação de alguns dos maiores festivais de jazz ao nível mundial. O seu primeiro disco a solo, Canções e Fugas, foi editado em 2006. Em 2007 editou, com o Mário Laginha Trio, Espaço, e em 2010 Mongrel, uma homenagem a Frédéric Chopin.

 

O programa Ensaio Geral é gravado na livraria na primeira sexta-feira de cada mês, numa organização conjunta da Rádio Renascença, Booktailors e Livraria Ferin. A entrada é livre.

 

O início da segunda edição do programa inaugurou também o seu novo formato, no qual, a partir de agora, um escritor e uma personalidade proveniente de outra área estarão em diálogo em cada sessão.

 

Ouça a edição de novembro aqui (que juntou Afonso Cruz e José Avillez), a edição de dezembro aqui (na qual estiveram D. Manuel Clemente e Gonçalo M. Tavares), a edição de janeiro aqui (que contou com Pedro Vieira e José Gil) e a edição de fevereiro aqui (que teve como convidados António Mega Ferreira e João Luís Carrilho da Graça).

 

Pode ainda conhecer os convidados da primeira edição do programa aqui.

-

Conheça a oferta formativa da Booktailors no 1.º semestre de 2014: Curso de Produção e Orçamentação GráficaCurso de Revisão de Texto – nível inicialCurso de Livro InfantilCurso de Comunicação EditorialOficina sobre o novo Acordo OrtográficoEscrevi um livro. E agora? — Estratégias para ver o seu livro publicadoEscrevi uma história para crianças – como posso melhorá-la?Curso de Revisão de Texto — nível intermédioOficina de Preparação de Original em Ambiente Digital.