Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Na próxima sexta-feira, João Tordo e António-Pedro Vasconcelos no Ensaio Geral na Ferin

28.04.14

 

O escritor João Tordo e o realizador António-Pedro Vasconcelos são os convidados do Ensaio Geral na Ferin em maio.

 

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Estudou Filosofia, Jornalismo e Escrita Criativa, em Londres e Nova Iorque, e trabalhou como guionista de séries televisivas e formador de workshops de escrita criativa. Com o romance As Três Vidas venceu, em 2009, o prémio José Saramago. Publicou, até à data, sete romances: O Livro dos Homens sem Luz (2004), Hotel Memória (2007), As Três Vidas (2009), O Bom Inverno (2010), Anatomia dos Mártires (2011), O Ano Sabático (2013) e o recém-lançado Biografia Involuntária dos Amantes (2014).

 

Nascido em 1939, António-Pedro Vasconcelos é um dos realizadores da vaga do Cinema Novo português. Realizou filmes como Perdido por Cem (1973), O Lugar do Morto (1984), Jaime (1999),  Call Girl (2007) e A Bela e o Paparazzo (2010). Dirigiu e colaborou com várias publicações no âmbito do cinema e da crítica literária, e foi um dos fundadores do Centro Português de Cinema. Presidiu à Associação Portuguesa de Realizadores, ao Secretariado Nacional do Audiovisual e ao Conselho de Opinião da RTP. Foi professor da Escola de Cinema do Conservatório Nacional e na Universidade Moderna de Lisboa. Em 1992, foi nomeado grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

 

O programa Ensaio Geral na Ferin é gravado na livraria na primeira sexta-feira de cada mês, numa organização conjunta da Rádio Renascença, Booktailors e Livraria Ferin. A entrada é livre.

 

O início da segunda edição do programa inaugurou também o seu novo formato, no qual, a partir de agora, um escritor e uma personalidade proveniente de outra área estarão em diálogo em cada sessão.

 

Ouça a edição de novembro aqui (que juntou Afonso Cruz e José Avillez), a edição de dezembro aqui (na qual estiveram D. Manuel Clemente e Gonçalo M. Tavares), a edição de janeiro aqui (que contou com Pedro Vieira e José Gil), a edição de fevereiro aqui (que teve como convidados António Mega Ferreira e João Luís Carrilho da Graça), a edição de março aqui (que levou à Ferin Jacinto Lucas Pires e Mário Laginha) e a edição de abril aqui(com Adelino Gomes e Alfredo Cunha).

 

Pode ainda conhecer os convidados da primeira edição do programa aqui.