Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Na próxima sexta-feira, Mega Ferreira e Carrilho da Graça no Ensaio Geral na Ferin

03.02.14

 

António Mega Ferreira, escritor e jornalista, e o arquiteto João Luís Carrilho da Graça são os convidados do próximo Ensaio Geral, a ter lugar no dia 7 de fevereiro, pelas 18.45, na Livraria Ferin (rua Nova do Almada, 70-74, Lisboa). O programa da Rádio Renascença, organizado em parceria com a Booktailors e a Livraria Ferin, é gravado na livraria na primeira sexta-feira de cada mês. A entrada é livre.

 

Nascido em 1949, em Lisboa, António Taurino Mega Ferreira estudou Direito na Universidade de Lisboa e Comunicação Social na Universidade de Manchester. Foi jornalista no Jornal Novo, n’O Jornal e no Expresso, entre outros, e chefiou a redação do Jornal de Letras, Artes e Ideias e da RTP2, na qual apresentou o programa Informação/2. É colaborador permanente das revistas Visão e Egoísta, e colunista em muitas outras publicações.

 

Foi diretor editorial do Círculo de Leitores entre 1986 e 1988, e fundou a revista LER, da qual foi o primeiro diretor. Em 1997, dirigiu a representação de Portugal como país-tema da Feira do Livro de Frankfurt. Foi ainda, entre 2006 e 2011, presidente do conselho de administração da Fundação Centro Cultural de Belém.

 

Da sua vasta carreira literária, iniciada em 1984, constam obras de ficção, poesia e ensaio. Em 2012 publicou Cartas de Casanova (Sextante Editora), o mais recente livro da sua vasta obra.

 

João Luís Carrilho da Graça nasceu em 1952 em Portalegre. É licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa desde 1977. Foi professor assistente na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa  e professor convidado noutras universidades portuguesas, e na Escuela de Arquitectura da Universidade de Navarra, entre 2007 e 2010.

 

Foi agraciado com o prémio Valmor em 1998 e com o prémio Pessoa em 2008.
Entre os projetos da sua autoria, encontram-se, em Lisboa, o Museu do Oriente, a Escola Superior de Música e a Escola Superior de Comunicação Social, o Pavilhão do Conhecimento, entre muitos outros.

 

O início da segunda edição do programa inaugurou também o seu novo formato, no qual, a partir de agora, um escritor e uma personalidade proveniente de outra área estarão em diálogo em cada sessão.

 

Ouça a edição de novembro aqui (que juntou Afonso Cruz e José Avillez), a edição de dezembro aqui (na qual estiveram D. Manuel Clemente e Gonçalo M. Tavares) e a edição de janeiro aqui (que contou com Pedro Vieira e José Gil).

 

Pode ainda conhecer os convidados da primeira edição do programa aqui.