Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Nahoko Uehashi e Roger Mello vencem prémio Hans Christian Andersen

24.03.14

 

A japonesa Nahoko Uehashi e o brasileiro Roger Mello foram distinguidos com o prémio Hans Christian Andersen 2014.

 

Roger Mello foi considerado o melhor ilustrador pelo International Board on Books for Young People (IBBY). Em comunicado, o IBBY destaca na obra de Roger Mello as «suas ilustrações [que] são inovadoras e inclusivas e incorporam imagens que promovem a tolerância e o respeito pelas culturas e tradições do mundo».

 

Os vencedores foram anunciados hoje, na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha. Ler aqui.

 

«O prémio Hans Christian Andersen, de carácter bienal e que adopta o nome do escritor dinamarquês, é considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil e foi atribuído pela primeira vez em 1956.

 

Os vencedores, um na ilustração e outro na escrita, foram anunciados na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que começou esta segunda-feira em Itália.

 

Roger Mello, que já tinha estado entre os finalistas em 2010, tem 49 anos e 25 anos de carreira na literatura, tendo ilustrado cerca de uma centena de obras para os mais novos.» Ler no Público e no Diário Digital.

 

«Os universos ficcionais criados por Nahoko Uehashi inspiram-se na cultura japonesa e as histórias falam de honra, destino e sacrifício, combinando uma dimensão moral e espiritual, afirmou o júri.

 

Os premiados receberão a distinção em setembro, no congresso internacional do IBBY, no México.» Ler no iOnline.