Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

O romance inacabado de Saramago vai ser publicado em outubro

25.07.14

 

«Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas é a obra sobre a guerra que José Saramago escreveu nos últimos meses de vida e não chegou a terminar. É o único livro de Saramago por publicar.» Ler no Público.

 

«O romance inacabado de José Saramago Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas, será publicado em Outubro, anunciou esta sexta-feira a revista digital Blimunda, no seu editorial.

 

O texto é assinado pela presidente da Fundação José Saramago, a viúva do escritor, Pilar Del Río, que afirma que a publicação do texto "será mais uma forma de repúdio à violência".» Ler na Renascença e no Diário Digital.

 

«"São poucos capítulos, mas o tema fica claro, o texto tem unidade", explica Pilar Del Río, tradutora para espanhol da obra do Nobel português. 

Os primeiros capítulos do romance incluem notas que o autor fez quando o começou a escrever.

 

"Neles, José Saramago antecipa o andamento e o desenlace da história que pretendia contar", afirma em comunicado a Fundação José Saramago.» Ler no Diário de Notícias.

 

«Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas, título inspirado nuns versos de Gil Vicente, tem como protagonista o funcionário de uma fábrica de armas que vive um conflito moral decorrente de seu trabalho, explica a mesma fonte.» Ler no iOnline.

 

«A presidenta da Fundação explica que Saramago não conseguiu acabar o romance por lhe terem faltado as forças. As páginas que escreveu serão, porém, publicadas não só em português como em espanhol, catalão, e italiano, tanto no continente europeu como no americano já em Outubro. Mais tarde serão feitas edições noutras línguas.» Ler no Sol.