Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Orhan Pamuk está hoje em Lisboa para receber o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

03.10.14

 

«O escritor turco Orhan Pamuk, Nobel da Literatura em 2006, recebe hoje, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.

 

Esta é a segunda vez que o galardão, instituído pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), em cooperação com a Europa Nostra e o Clube Português de Imprensa, é atribuído e, à cerimónia, entre outras personalidades, assiste o presidente da Comissão Europeia ainda em funções, José Manuel Durão Barroso.

 

Em declarações à Lusa, o presidente do CNC, Guilherme d’Oliveira Martins, realçou a iniciativa de Pamuk de criar o Museu da Inocência, em Istambul, “que associa a salvaguarda do património às causas do entendimento e da compreensão”.» Ler na iOnline.

 

«O Prémio Europeu Helena Vaz da Silva distingue "as contribuições excecionais para a divulgação do património cultural e dos ideais europeus", segundo comunicado do CNC, enviado à agência Lusa.» Ler na RTP.

 

«Ao historiador de arte José-Augusto França, de 91 anos, natural de Tomar, foi atribuído um Prémio Especial, “pela sua atividade profissional, repartida entre Portugal e vários outros países europeus, no campo da difusão da cultura e da arte europeias”, segundo comunicado do CNC.

 

Pieter Steinz foi também distinguido com uma Menção Especial, “por ter criado uma original enciclopédia de ícones culturais que fazem parte do ADN da Europa, através do jornal diário NRC Handelsblad e do blog Made in Europe – The Cultural Icons That Unite Us”.» Ler no Observador.