Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Paraty, a festa em que os escritores «acontecem»

25.07.14

 

«Cidade grande na época do ouro e da escravatura, refúgio de artistas, intelectuais e opositores no tempo da ditadura, esquecida pelo resto do Brasil durante décadas, Paraty renasceu há 12 anos com uma festa literária. Os maiores escritores do mundo bebem cachaça e percorrem as ruas de pedras irregulares ao lado dos seus leitores. Fomos perceber como é que uma cidade — que continua a ter profundos problemas sociais — se reinventa. E como é que a festa de escritores que na próxima quarta-feira recomeça se relaciona com uma população herdeira de escravos e pescadores.» Ler a reportagem no Público.

 

«Se me contassem, não acreditava. Mas estava lá. E vi. Desde esse dia sei que na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) tudo pode acontecer. De uma hora para a outra vi um escritor português transformar-se numa "pop star".

 

Queriam tocar-lhe, casar e ter filhos com ele. Aconteceu com Valter Hugo Mãe, em 2011 (...)». Leia a crónica de Isabel Coutinho no Público.

 

«Coma comida e evite as imitações. Este poderia ser o resumo das ideias de Michael Pollan, o norte-americano a quem o The New York Times chamou a "consciência alimentar da nação". Será uma das estrelas desta edição da FLIP.» Leia a entrevista no Público.