Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Petição contra não renovação de contrato de técnicos da Biblioteca da Nazaré

17.04.14
Quatro técnicos da equipa que assegura o funcionamento da Biblioteca Municipal da Nazaré não obtiveram a renovação dos seus contratos. A Câmara Municipal da Nazaré justificou esta decisão com questões de natureza económica, alegando uma política global de redução do número de trabalhadores, renovando, no entanto, contratos em outras áreas profissionais.
O funcionamento e o futuro da Biblioteca Municipal, sem a presença de técnicos competentes na área, ficam assim em causa. Foi colocada a circular uma petição on-line a apelar à manutenção da equipa técnica da biblioteca municipal da Nazaré. Esta petição, que transcrevemos abaixo, foi assinada por nomes da cultura como Francisco José Viegas, Rui Vieira Nery ou Manuel Maria Carrilho.
Texto da petição:
«A Nazaré tem uma excelente biblioteca que, além de ter um vasto acervo, tem óptimas condições para ser usada como local de estudo. Isso não acontece por acaso: é obra do esforço dos técnicos que lá trabalham e que estão sempre disponíveis para responder às solicitações dos utentes. 
 
A Biblioteca Municipal da Nazaré também é conhecida pelas conferências que realiza. Uma conferência não é um evento fácil de organizar e de acomodar ao dia-a-dia da biblioteca. É nestes momentos que se distingue a qualidade dos seus funcionários. 
 
Além de serem uma mais valia para as pessoas da Nazaré, que já puderam assistir a palestras de oradores de nomeada das mais diferentes áreas de conhecimento, também movimentam o comércio, que beneficia da presença de pessoas que vêm de fora do concelho para comparecer ao evento (algumas conferências tiveram público de todo o país). 
 
Vivemos tempo de crise profunda, e o já reduzido consumo de cultura por parte dos Portugueses vai ainda baixar drasticamente e passar a basear-se em ofertas gratuitas. As bibliotecas têm aqui um papel fundamental e é da maior importância que funcionem de forma ajustada nestes tempos difíceis. 
 
A Biblioteca Municipal da Nazaré cumpre bem o seu papel de excelência. Os seus indicadores estatísticos estão muito acima da média nacional de acordo com os relatórios da DGLAB (Direcção -Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas). E se assim é, isso deve-se em grande parte ao trabalho desenvolvido pelos seus técnicos. 
 
Foi por isso com grande pesar que soubemos da notícia da não renovação dos contratos dos funcionários técnicos acima citados. 
 
É uma situação lamentável: uma biblioteca sem pessoal especializado não é uma biblioteca, é um espaço onde (também) há livros. É revoltante constatar que a autarquia, em vez de apoiar, decide castigar as pessoas que têm feito um excelente trabalho à frente da Biblioteca, esse veículo de cultura e educação que tem contribuído para a formação das gentes da Nazaré e arredores. 
 
Todos os que apreciam a cultura, e a Biblioteca da Nazaré em particular, devem fazer ouvir a sua voz e mostrar a sua solidariedade para com os envolvidos nesta situação deplorável. 
 
Nós, subscritores desta petição, esperamos que esta situação, seja corrigida pelas autoridades competentes. Além de prejudicial para a Biblioteca Municipal da Nazaré, é socialmente desastrosa, com destruição efectiva de postos de trabalho.»

-

Conheça a oferta formativa da Booktailors no 1.º semestre de 2014Curso de Gestão de Projetos EditoriaisCurso de Produção e Orçamentação GráficaCurso de Revisão de Texto – nível inicialCurso de Livro InfantilCurso de Comunicação EditorialOficina sobre o novo Acordo OrtográficoEscrevi um livro. E agora? — Estratégias para ver o seu livro publicadoEscrevi uma história para crianças – como posso melhorá-la?Curso de Revisão de Texto — nível intermédioOficina de Preparação de Original em Ambiente Digital.