Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Rentes de Carvalho homenageado como «dos últimos aventureiros» da literatura nacional

12.05.14

 

«O escritor José Rentes de Carvalho (n. Vila Nova de Gaia, 1930) "sofreu", segundo o seu próprio termo, a primeira homenagem na noite de sábado, em Matosinhos, classificado pelo antigo secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas como um "dos últimos aventureiros" da literatura portuguesa.»

 

«Assim, Viegas anunciou na homenagem que decorreu no âmbito do festival Literatura em Viagem (LeV), que este domingo termina em Matosinhos, que o primeiro romance de Rentes de Carvalho, lançado em 1968 pela Prelo com o título Montedor, vai ser reeditado em Portugal pela Quetzal em Outubro, esperando-se um romance inédito para 2015.» Ler no Público.

 

 

«Em Matosinhos o autor de Ernestina explicou que nunca pensou em publicar. Foi um amigo a quem mandou há muito um manuscrito que o editou. Agora tem editora.» Ler na Renascença.

 

«Residente em Amesterdão há mais de cinco décadas, José Rentes de Carvalho tem vindo a ser redescoberto nos últimos anos, dizendo Francisco José Viegas, seu editor, que se está a "construir o lugar de um homem que durante anos foi ignorado em Portugal".» Ler no Jornal de Notícias.