Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Sophia de Mello Breyner ao lado de Aquilino Ribeiro e Humberto Delgado no Panteão

18.06.14

 

«Sophia de Mello Breyner Andresen vai ser alvo de uma grande homenagem na Casa da Música, no Porto, já no próximo dia 25, às 21.30 horas.

 

Inserida no "Porto de Encontro", ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora, a sessão coincide praticamente com o décimo aniversário da morte da autora - a 2 de julho - e ocorre a poucos dias da trasladação para o Panteão Nacional.» Ler no Jornal de Notícias.

 

«O corpo da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, que é trasladado no dia 2 de julho para o Panteão Nacional, ficará na sala em que se encontram o general Humberto Delgado e o escritor Aquilino Ribeiro.» Ler no Diário de Notícias.

 

«A diretora do Panteão Nacional, Isabel de Melo, disse à Lusa que o programa da trasladação está a ser definido pela respetiva comissão de trabalho com a família da poetisa, cujo corpo "ficará numa arca tumular na mesma sala onde estão o general Humberto Delgado e o escritor Aquilino Ribeiro".» Ler no Diário Digital.

 

«Na resolução aprovada, os deputados afirmaram que a trasladação é uma forma de homenagear "a escritora universal, a mulher digna, a cidadã corajosa, a portuguesa insigne" e evocar "o seu exemplo de fidelidade aos valores da liberdade e da justiça".» Ler no Público.

 

«O cortejo sairá do Cemitério de Carnide, em Lisboa, em direcção ao Panteão Nacional, passando pela Capela do Rato, onde será celebrada uma missa, e pela Assembleia da República. 

No Panteão Nacional, está prevista uma actuação da Companhia Nacional de Bailado e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos. José Manuel dos Santos, director cultural da Fundação EDP e amigo da família da escritora, irá discursar na cerimónia.» Ler na Renascença 
e no Observador.

 

«A 02 de julho completam-se precisamente dez anos sobre a morte da autora de, entre outras obras, O Cristo Cigano, Coral e O Búzio de Cós.» Ler na RTP e no Sol.