Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Vasco Graça Moura é homenageado na Gulbenkian na sexta-feira

28.01.14

 

«Junto ao palco do auditório, com a plateia quase sem lugares, Vasco Graça Moura, 72 anos, está de pé e enfrenta uma longa fila de cumprimentos. Comentários de circunstância, beijos, abraços, felicitações e palavras de encorajamento neste momento em que luta contra o cancro. Na homenagem que a Gulbenkian fez esta sexta-feira ao poeta, tradutor, ensaísta e presidente do Centro Cultural de Belém compareceram amigos, colaboradores, antigos presidentes da República, pintores, artistas ou simples admiradores.» Ler no Público.

 

«Homem maior da cultura portuguesa, intelectual e virtuoso das letras foram alguns dos elogios feitos a Vasco Graça Moura no dia em que foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada.» Ler e ver na Renascença.

 

«A homenagem ao escritor, poeta e tradutor realizar-se-á esta sexta-feira, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 14.30.

 

Serão vários os nomes ilustres das letras que esta sexta-feira se reunirão na Fundação Calouste Gulbenkian para um colóquio onde se vai homenagear Vasco Graça Moura, escritor, poeta, tradutor e atual presidente do Centro Cultural de Belém.

 

A abertura do colóquio será dada pelo comissário da homenagem, Eduardo Lourenço, e pelo presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva.

 

Realizar-se-ão depois duas sessões (a primeira às 15.00 e a segunda às 16.15), onde estarão presentes diversos nomes ligados à literatura, que falarão sobre a obra de Vasco Graça Moura.» Ler no Diário de Notícias.

 

«A sessão terminará com uma sessão de fados, por Ana Sofia Varela.

 

Vasco Graça Moura, desde janeiro de 2012 presidente da Fundação Centro Cultural de Belém, celebrou no ano passado 50 anos de vida literária dedicada ao romance, poesia, ensaio, crónicas, diários e traduções.

 

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, chegou a exercer advocacia, foi Secretário de Estado em dois governos provisórios, esteve na administração da RTP, na Imprensa Nacional – Casa da Moeda e na Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.» Ler no Correio da Manhã.

 

«O colóquio tem início previsto às 14.30, e vai contar com a presença do homenageado, do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

 

Serão realizados dois painéis, antecedidos das intervenções do ensaísta Eduardo Lourenço, comissário da homenagem, e Artur Santos Silva, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.» Ler no Diário Digital.

 

«Vasco Graça Moura, desde janeiro de 2012 presidente da Fundação Centro Cultural de Belém, celebrou no ano passado 50 anos de vida literária dedicada ao romance, poesia, ensaio, crónicas, diários e traduções.» Ler no iOnline e  no Sol.