Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Veronica Roth e John Green são as novas entradas na lista dos autores mais lucrativos do mundo

10.09.14

 

«Na lista dos autores que mais dinheiro ganham no mundo, James Patterson, de 67 anos, volta ao primeiro lugar, depois de no ano passado o ter cedido a E. L. James. O autor de mais de 80 livros, alguns deles adaptados ao cinema – A Conspiração da Aranha (Presença), Alex Cross (Topseller), ou A Noiva Assassina (Presença) – ganhou no último ano 90 milhões de dólares (69 milhões de euros), revelou a revista Forbes ao divulgar a lista dos escritores com maiores rendimentos. Mantêm-se os best-sellers de sempre, mas há entradas novas: autores jovens de literatura juvenil.

 

John Green, de 37 anos, e Veronica Roth, de 26, entraram este ano pela primeira vez na lista por causa da sua literatura para adolescentes. O crescente interesse pela literatura juvenil valeu a Veronica Roth e a John Green a entrada directa para o sétimo e 14.º lugares, com 17 milhões de dólares (13 milhões de euros) e 9 milhões de dólares (6 milhões de euros). Roth, com a sua triologia Divergente (Porto Editora) que vendeu em 2013 mais de seis milhões de cópias, é a autora mais jovem de sempre a entrar no ranking e beneficiou dos direitos de autor das adaptações dos seus livros ao cinema: Divergente, realizado por Neil Burger e Insurgente, em rodagem.» Ler no Público.

 

Em Portugal, a 20|20 Editora publica o autor que encima a lista da Forbes, James Patterson, bem como outros dois autores que surgem nos seis primeiros lugares: Janet Evanovich e Jeff Kiney. Ler aqui.